A Apple voltou a ocupar uma posição de destaque entre as cinco principais marcas de smartphones na China, alcançando o segundo lugar no ranking do mercado chinês no terceiro trimestre de 2024, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation (IDC). Apesar de registrar uma leve queda de 0,3% nas vendas em relação ao ano anterior, a empresa americana conseguiu se recuperar, já que no segundo trimestre ocupava apenas a sexta posição. A marca chinesa Vivo permanece na liderança, enquanto a Huawei caiu do segundo para o terceiro lugar no mercado.
O lançamento do iPhone 16, realizado no final de setembro, foi um fator significativo para o aumento nas vendas da Apple. O novo modelo oferece compatibilidade com o Apple Intelligence, um pacote de recursos de inteligência artificial que promete melhorar a experiência do usuário. Especialistas da IDC acreditam que futuras promoções e atualizações nesse novo sistema de IA contribuirão ainda mais para as vendas da marca na China.
As remessas totais de smartphones na China alcançaram 68,8 milhões de unidades no terceiro trimestre, um aumento de 3,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar dos desafios econômicos persistentes, os consumidores estão motivados a adquirir novos smartphones, após um período prolongado de demanda reprimida, conforme aponta Arthur Guo, analista sênior de pesquisa na IDC.