Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, professores de colégios e cursinhos preparatórios têm discutido possíveis temas para a redação. Entre os assuntos mais mencionados, destacam-se o uso de celulares e o impacto das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes, a emergência climática e suas consequências sociais, e o avanço da inteligência artificial no mercado de trabalho. Esses temas são considerados relevantes, especialmente diante dos debates atuais e das mudanças sociais e tecnológicas que têm afetado a vida dos jovens.
O uso excessivo de celulares nas escolas e suas implicações para a educação e saúde mental foram destacados por educadores, que ressaltam a necessidade de intervenção para equilibrar conectividade e bem-estar dos estudantes. Além disso, a urgência da questão ambiental tem sido enfatizada, com eventos climáticos extremos que evidenciam a importância de discutir o impacto das mudanças climáticas na mobilidade humana e na vida cotidiana. A inteligência artificial, por sua vez, está em ascensão e tem gerado debates sobre suas consequências no mercado de trabalho e a necessidade de requalificação profissional.
Por outro lado, os professores também indicaram temas que têm menores chances de aparecer na redação, como a descriminalização do aborto e a polarização política. Essa análise dos possíveis temas e dos assuntos menos prováveis é fundamental para os alunos que se preparam para o Enem, pois oferece uma perspectiva sobre o que pode ser exigido na prova e ajuda a direcionar os estudos de forma mais eficaz.