A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou em audiência pública, realizada em Brasília, a atualização das imagens que serão inseridas nas embalagens de produtos derivados do tabaco. O objetivo é apresentar representações mais impactantes e objetivas, visando uma comunicação mais eficaz sobre os danos à saúde causados pelo tabagismo. As novas advertências, que devem ser atualizadas regularmente, fazem parte de uma estratégia de saúde pública para combater o uso de tabaco no Brasil.
O novo conjunto gráfico inclui sete imagens que retratam os efeitos prejudiciais do tabagismo, como aborto, cegueira e câncer, acompanhadas de mensagens de conscientização que abordam desespero e dor. As advertências, impressas em cores vibrantes, têm o intuito de chamar a atenção do público e estarão presentes não apenas nas embalagens, mas também em expositores e mostruários de produtos relacionados ao tabaco. Um destaque adicional é a inclusão de QR Codes, que facilitarão o acesso a conteúdos em áudio, visando incluir pessoas com deficiência nas informações sobre os riscos do tabagismo.
As propostas discutidas na audiência pública serão analisadas por uma equipe técnica, que irá elaborar uma nova norma para ser votada pela Diretoria Colegiada da Anvisa. As novas imagens terão um período de validade de dois anos, com atualizações programadas até 2027. O Brasil é pioneiro em exigir imagens nos avisos sanitários, adotando essa prática em 2001 e realizando diversas atualizações desde então, reforçando seu compromisso com a saúde pública e o combate ao tabagismo.