A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá intimar a Enel a justificar o recente apagão em São Paulo, que ocorreu entre a noite de sexta-feira (11) e o início do sábado (12). A Aneel propôs uma adequação no serviço de distribuição da empresa, que será avaliada por sua diretoria colegiada. Caso a Enel não apresente uma solução satisfatória e imediata, a Aneel pode recomendar a caducidade da concessão da distribuidora ao Ministério de Minas e Energia (MME).
O apagão afetou 2,6 milhões de consumidores, sendo que 2,1 milhões estavam na área de concessão da Enel. Até a manhã deste sábado, aproximadamente 1,6 milhão de clientes ainda não tinham energia. A Enel informou que ativou um plano de emergência, mobilizando cerca de 800 equipes e 2,5 mil técnicos para restaurar o fornecimento. A empresa também disponibilizou 500 geradores para áreas críticas e utilizou helicópteros para identificar problemas em locais de difícil acesso.
O MME criou uma sala de situação para lidar com a crise e exigiu que a Aneel cobrasse a Enel pelo restabelecimento da energia. Além disso, o ministério destacou a repetição de problemas na área de concessão da distribuidora e criticou a Aneel por sua ineficiência na fiscalização, mencionando que um pedido de revisão da concessão feito há um ano não teve andamento.