A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reuniu com as concessionárias de distribuição de energia em São Paulo para reforçar a prestação de serviços na região, especialmente em função do segundo turno das eleições municipais, que ocorrerá neste domingo (27). A expectativa é de chuvas fortes até esta sexta-feira (25), o que pode impactar o fornecimento de energia, como já ocorreu em tempestades anteriores que afetaram milhares de consumidores e locais de votação.
As cinco concessionárias participantes se comprometeram a intensificar o monitoramento e o atendimento nas cidades que terão segundo turno. As equipes estarão integradas no centro de monitoramento do governo estadual para garantir a agilidade nas respostas a emergências e evitar interrupções no fornecimento de energia, especialmente durante o período eleitoral. As concessionárias atendem aproximadamente 20 milhões de unidades consumidoras em 645 municípios do estado.
Além disso, a Aneel e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) solicitaram que as concessionárias evitem desligamentos programados e reforcem a comunicação com as equipes de monitoramento. As empresas se comprometeram a emitir boletins periódicos sobre possíveis falhas no fornecimento, assegurando uma atuação conjunta para minimizar os impactos das intempéries nas áreas mais afetadas.