O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 16 municípios do Amapá devido à estiagem severa que atinge a região. Os municípios afetados podem solicitar recursos do Governo Federal para implementar medidas de defesa civil. O ministro Waldez Góes, que esteve no Amapá recentemente, destacou que as alterações climáticas, incluindo os fenômenos de La Niña e El Niño, estão intensificando a crise hídrica e provocando desastres naturais.
Além das emergências relacionadas à estiagem, o estado enfrenta outras situações críticas, como infestações e uma tempestade que impactou a capital. Essas condições climáticas extremas, atribuídas a mudanças nos oceanos Pacífico e Atlântico, têm causado danos significativos, incluindo a seca de canais e a erosão em áreas como o Arquipélago do Bailique e o Rio Araguari. O Governo Federal está mobilizado com Salas de Situação ativas para atender as necessidades das populações afetadas.
Os municípios devem formalizar suas solicitações de recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas, e após aprovação, os valores serão publicados no Diário Oficial da União. O MIDR também oferece cursos à distância para capacitar agentes de defesa civil, visando otimizar a resposta a desastres em todas as esferas de governo.