O ministro Aloysio Corrêa da Veiga foi empossado como presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nesta quinta-feira, 10 de outubro. Ele sucederá o ministro Lelio Bentes, que destacou a eleição interna unânime para a nova gestão, um fato inédito em 80 anos de Justiça do Trabalho. Bentes ressaltou a importância da coesão entre os integrantes do TST em busca do melhor atendimento à sociedade.
Durante o discurso de posse, Bentes comentou que os últimos dois anos foram desafiadores e ricos em aprendizados, especialmente em relação ao papel da Justiça do Trabalho na cidadania. Ele também mencionou as divergências com o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre temas como terceirização e pejotização, que resultaram na anulação de decisões de juízes trabalhistas. A nova gestão, que terá a duração até outubro de 2026, conta com o novo vice-presidente, Maurício José Delgado.
Aloysio Corrêa da Veiga possui uma longa trajetória na magistratura, ingressando em 1981 como juiz do Trabalho e atuando como desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região desde 1997. Ele é um defensor do diálogo e da conciliação na resolução de litígios trabalhistas e, como vice-presidente na gestão anterior, teve um papel ativo nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Cejuscs) do TST e dos Tribunais Regionais do Trabalho.