A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em uma rápida sessão na terça-feira, 29, uma proposta que permite a reeleição do presidente da Alesp. A proposta, liderada pelo presidente da CCJ, teve como autor o deputado Carlos Cezar e conta com 53 assinaturas de apoio. O texto agora seguirá para votação em plenário, onde os parlamentares expressaram satisfação com a celeridade da aprovação, evidenciada por risadas durante a sessão.
A mudança proposta altera o segundo parágrafo do artigo 11 da Constituição do Estado de São Paulo, que atualmente proíbe a reeleição do presidente da Assembleia. Com a aprovação, o atual presidente, que foi eleito em março de 2023, poderia se reeleger e comandar a Assembleia até 2027, embora um terceiro mandato ainda permaneça proibido.
A iniciativa tem o apoio do governador do estado e reflete uma estratégia política que pode influenciar a dinâmica de poder na Assembleia. A possibilidade de reeleição é vista como uma oportunidade para fortalecer a liderança e a continuidade das políticas em andamento, enquanto a discussão sobre a mudança se intensifica na próxima votação.