A Prefeitura de Divinópolis emitiu um alerta após receber denúncias de moradores de três bairros sobre homens que se passam por funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os golpistas abordam a população uniformizados e portando crachás falsos, alegando realizar serviços para a Prefeitura, como coletar informações sobre plantas nos domicílios e buscar focos de dengue.
A Secretaria Municipal de Administração confirmou que pelo menos três moradores dos bairros Bom Pastor, Elisabeth Nogueira e Nações foram abordados por esses indivíduos, que utilizam nomes diferentes em cada caso. Em resposta às reclamações, a direção do IBGE em Divinópolis esclareceu que não há registros de funcionários com os nomes mencionados pelos golpistas e já tomou providências ao registrar um boletim de ocorrência.
A Prefeitura orienta a população a verificar a identidade de qualquer funcionário que se apresente, solicitando o documento de identificação e realizando a confirmação através do site oficial do IBGE ou pelo telefone disponibilizado pela instituição. A medida visa proteger os cidadãos contra fraudes e garantir a segurança nas abordagens relacionadas a serviços públicos.