Neste domingo (27), diversas capitais do Brasil enfrentam um alerta de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A condição climática é causada pela formação de um corredor de nuvens que se estende da Região Amazônica até o Sudeste do país, caracterizando a primeira zona de convergência do Atlântico Sul nesta primavera. O sul do Amazonas, todo o Acre e o norte de Rondônia estão sob alerta, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos que podem alcançar 100 km/h.
Em Minas Gerais, o clima severo já afeta Belo Horizonte, onde um temporal desde a noite de ontem resultou em áreas alagadas e ruas interditadas. A Defesa Civil local emitiu alertas para as regiões Oeste, Noroeste, Nordeste e Centro-Sul, prevendo a continuidade das chuvas até a próxima terça-feira (29). Na capital mineira, cerca de 1,9 milhão de eleitores devem votar, e as autoridades recomendam que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione perto de torres de transmissão.
Além disso, a previsão indica que grandes áreas de Minas, Sul de Goiás e Norte de São Paulo também poderão enfrentar chuvas intensas, com volumes de até 60 mm/dia e rajadas de vento igualmente fortes. As temperaturas em Belo Horizonte devem variar entre 17ºC e 27ºC, enquanto no norte do país, o sul do Amazonas e Porto Velho terão mínimas de 24ºC e máximas que podem chegar a 33ºC, exigindo atenção redobrada dos eleitores durante o processo eleitoral.