A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondeu a um ofício do Ministério de Minas e Energia sobre as falhas da distribuidora Enel em São Paulo, revelando que desde 2018 foram aplicadas multas totalizando R$ 320.801.815,02. A Aneel justifica sua posição ao destacar que, após um recente apagão que deixou cerca de 760 mil consumidores sem energia por quase 48 horas, exigiu agilidade da Enel no restabelecimento dos serviços. No ano anterior, a agência havia imposto a maior multa da história do setor elétrico nacional à Enel, no valor de R$ 165.807.883,50.
Após o incidente, a Aneel, em colaboração com a Defesa Civil do estado, propôs a implementação de projetos voltados para a melhoria dos serviços de distribuição de energia, incluindo a criação de um Centro de Vigilância e Operação Meteorológica, com previsão de entregas para 2024. A agência também convocou uma reunião com concessionárias do sul e sudeste do Brasil, realizada em setembro, para discutir a preparação para eventos climáticos extremos no próximo verão.
Além disso, a Aneel reafirma sua autonomia em relação às ações a serem tomadas, contando com o apoio do Tribunal de Contas da União. A situação destaca a necessidade de melhorias no setor elétrico e a responsabilidade das empresas de distribuição em garantir a continuidade do fornecimento de energia aos consumidores.