O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usará uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), especificamente o modelo KC-30, para sua viagem à Rússia neste domingo (20). A decisão de utilizar o mesmo avião empregado na repatriação de brasileiros do Líbano se deve a um problema técnico que afetou a aeronave presidencial durante uma viagem ao México no início de outubro. O KC-30 já foi utilizado em diversas missões, incluindo o transporte de donativos e a repatriação de cidadãos.
O KC-30 é um Airbus A330-200, o maior avião da FAB, com capacidade para 238 passageiros e 45 toneladas de carga. Ele possui um peso de 119 toneladas e pode atingir uma velocidade de até 913 km/h. Embora maior que a aeronave presidencial VC-1, o KC-30 oferece menos conforto, apresentando configurações semelhantes às de um avião comercial, incluindo classes executiva, econômica e primeira classe.
Lula participará da Cúpula dos Brics, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro. A operação Raízes do Cedro, que já trouxe mais de mil pessoas de volta ao Brasil, destaca a importância da utilização do KC-30 em missões de repatriação, refletindo a mobilização da FAB em situações de emergência e assistência a cidadãos em situação vulnerável no exterior.