O Acre recebeu recentemente 250 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as principais cepas do vírus influenza. Essa entrega faz parte da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, que segue até este sábado (26). A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) tem como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, totalizando 310 mil imunizações. Inicialmente, a campanha estava programada para começar em setembro, mas foi antecipada devido ao aumento de casos de síndrome gripal.
Com mais de 12 mil casos de síndrome gripal registrados entre janeiro e junho deste ano, a Sesacre decidiu agir para reduzir a incidência da doença. A campanha prioriza crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e trabalhadores da saúde, mas foi ampliada para incluir gestantes, crianças de até oito anos, puérperas e mães no pós-parto. Vários pontos de vacinação estão disponíveis na capital, visando facilitar o acesso da população.
Entretanto, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios indicou que 50% dos municípios do Acre enfrentam desabastecimento de vacinas, um problema que se estende por todo o país. A pesquisa revelou a falta de doses de vacinas contra varicela, covid-19 e meningite, destacando uma situação preocupante em relação à cobertura vacinal geral. Além disso, outros imunizantes essenciais, como a tetraviral e a hepatite A, também estão em falta em diversas localidades, o que pode impactar a saúde pública.