O Google e a Kairos Power firmaram um acordo de desenvolvimento que visa implantar uma série de projetos de energia nuclear avançada, com um total de 500 MW até 2035 nos Estados Unidos. Este acordo estabelece que a Kairos Power será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação das usinas de reatores, além de comercializar energia e serviços auxiliares ao Google por meio de contratos de compra de energia. As instalações serão localizadas estrategicamente para garantir o fornecimento de eletricidade limpa aos data centers do Google, com a primeira unidade prevista para entrar em operação até 2030.
De acordo com o CEO da Kairos Power, Mike Laufer, a colaboração com o Google proporcionará um avanço significativo no aprendizado e na redução de custos do produto comercial da empresa. Esta parceria é vista como um passo importante para a comercialização e escalabilidade das tecnologias de energia avançadas, fundamentais para a transição energética e para o cumprimento das metas de sustentabilidade.
O diretor sênior de energia e clima do Google, Michael Terrell, ressaltou a importância do acordo para alcançar objetivos de energia líquida zero e garantir acesso a energia limpa e acessível para mais comunidades no futuro. A iniciativa reflete um movimento crescente em direção a soluções de energia sustentável, destacando o papel das empresas de tecnologia na promoção de inovações em energia limpa.