O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente no último sábado (19) no Palácio da Alvorada, onde escorregou no banheiro e resultou em cinco pontos na parte de trás da cabeça, especificamente na região occipital. O incidente ocorreu momentos após sua chegada de São Paulo, onde participou de compromissos de campanha. Lula se preparava para embarcar para a Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics.
Após o acidente, o presidente foi rapidamente levado ao Hospital Sírio-Libanês, que fica a cerca de 15 minutos do local do ocorrido. De acordo com o boletim médico, ele sofreu um ferimento corto-contuso na cabeça, necessitando de pontos e um curativo. Embora tenha sido liberado após os procedimentos iniciais, Lula retornou ao hospital na manhã seguinte para um novo exame e troca de curativo, sendo atendido pela médica da Presidência.
As orientações médicas indicam que o presidente deve evitar viagens de longa distância devido ao acidente, mas está liberado para retomar suas atividades normais. Lula deverá participar da Cúpula dos Brics de forma remota, com a delegação brasileira na Rússia sendo chefiada pelo chanceler Mauro Vieira. A previsão é que o presidente retorne ao trabalho no Palácio do Planalto na segunda-feira (21) sem o curativo.