O presidente da República sofreu um acidente doméstico no sábado, 19, resultando em um ferimento na cabeça. Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, após retornar de um compromisso em São Paulo. O presidente foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu atendimento médico e levou três pontos na região occipital da cabeça. Apesar do incidente, ele foi liberado para retornar ao Palácio após o tratamento inicial.
Neste domingo, Lula retornou ao hospital para novos exames, onde os médicos o aconselharam a cancelar sua viagem à Rússia, programada para participar da 16ª Cúpula do Brics. O chanceler assumirá a representação brasileira no evento. De acordo com o boletim médico, o presidente continua sob cuidados médicos, monitorado por especialistas em cardiologia e infectologia.
Lula, que tem um histórico médico que inclui cirurgias e um câncer na garganta, estava se recuperando de procedimentos realizados meses antes. Ele se submeteu a uma cirurgia de artroplastia total de quadril e uma blefaroplastia, ambas sem complicações. Agora, embora tenha cancelado a viagem, o presidente permanece disponível para suas atividades, seguindo as orientações médicas.