O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou que sofreu um acidente no último sábado, ao cair no banheiro e ferir a cabeça. Ele descreveu o incidente como uma “bobagem” e afirmou que, embora tenha sido grave, não afetou áreas sensíveis. Lula está sendo monitorado por médicos e aguarda resultados de exames que irão determinar a extensão do ferimento, ressaltando a importância de cautela com qualquer lesão na cabeça.
Após o acidente, Lula recebeu atendimento no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde o ferimento foi suturado. Em consequência do incidente, ele foi aconselhado a evitar viagens aéreas longas, como a programada para a Rússia, e, assim, o ministro das Relações Exteriores assumiu a liderança da delegação brasileira na Cúpula dos Brics. Apesar do acidente, Lula retomou suas atividades e despachou do Palácio da Alvorada.
A comunicação sobre o estado de saúde de Lula foi feita por meio de uma ligação para um candidato à prefeitura de Camaçari, onde o presidente compartilhou sua experiência e destacou a necessidade de aguardar mais alguns dias para uma avaliação mais precisa dos danos. A situação gerou preocupação, mas também foi abordada com uma perspectiva de otimismo por parte do presidente, que continua a participar ativamente da política.