A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) iniciou um alerta aos produtores rurais sobre a obrigatoriedade da 2ª etapa da declaração do rebanho e do calendário de vacinação contra a raiva de herbívoros, com início em 1º de novembro. O prazo para vacinar bovinos e bubalinos com até 12 meses é até 15 de dezembro, enquanto equídeos, caprinos e ovinos devem ser imunizados até seis meses de idade. Os produtores devem enviar a declaração da quantidade de animais e a comprovação de vacinação até 31 de dezembro através do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza a importância da colaboração dos produtores rurais, que têm se mostrado proativos em cumprir as diretrizes estabelecidas. Ele destaca que o engajamento dos pecuaristas é fundamental para a manutenção da sanidade animal e o desempenho econômico do setor pecuário goiano. O diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, acrescenta que as declarações devem incluir informações detalhadas sobre mortes, nascimentos e evolução das espécies presentes nas propriedades.
Com a proximidade do início da vacinação, os produtores deverão adquirir as vacinas em revendas cadastradas entre 31 de outubro e 15 de dezembro. A portaria nº 473 também estabelece restrições à realização de leilões presenciais e à permanência de bovinos e bubalinos em feiras pecuárias até o fim de outubro. A entrada de animais em feiras e leilões só será permitida após o cumprimento das medidas sanitárias estipuladas, visando a prevenção de doenças e a segurança na produção animal em Goiás.