Em agosto de 2024, a produção industrial no Brasil apresentou um desempenho superior ao registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, em oito dos 15 estados analisados. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revelam que os estados que mais se destacaram foram Mato Grosso, com um aumento de 25,1%, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, com crescimentos de 15,1% e 8,3%, respectivamente.
No contexto nacional, a média da produção industrial brasileira operava 1,5% acima do patamar pré-crise sanitária. Essa recuperação é um sinal positivo para a economia, refletindo um retorno ao crescimento em diversas regiões do país, após os desafios impostos pela pandemia.
Por outro lado, alguns estados ainda apresentam níveis de produção inferiores aos verificados antes da crise, como a Bahia, que teve uma queda de 22,9%, seguida por Pernambuco e Ceará, com reduções de 3,1% e 7,2%, respectivamente. Essas disparidades regionais indicam que, apesar do avanço em algumas áreas, ainda há desafios a serem enfrentados em outras para garantir uma recuperação industrial equilibrada em todo o Brasil.