A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina Jynneos da Bavarian Nordic para adolescentes entre 12 e 17 anos, reconhecendo este grupo como especialmente vulnerável a surtos de mpox. A pré-qualificação da vacina ocorreu em 8 de outubro, após a OMS ter declarado a mpox uma emergência global de saúde pública em agosto, devido à disseminação de um novo tipo do vírus a partir da República Democrática do Congo. Além de adolescentes, a vacina já havia sido aprovada para uso em adultos, facilitando o acesso a países africanos gravemente afetados pela doença.
Crianças e adolescentes, juntamente com indivíduos com sistema imunológico comprometido, têm mostrado maior suscetibilidade ao mpox, que apresenta sintomas semelhantes à gripe e lesões cutâneas. A decisão da OMS se alinha com a aprovação da vacina pela União Europeia para o mesmo grupo etário em setembro. A Bavarian Nordic também planeja iniciar um ensaio clínico para avaliar a segurança da vacina em crianças de 2 a 12 anos, em um estudo que contará com financiamento da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), com previsão de início em outubro.
Nos Estados Unidos, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) aprovou a vacina apenas para adultos, mas concedeu Autorização de Uso Emergencial para adolescentes durante o surto de mpox em 2022. Outra vacina contra a doença, chamada LC16, já é utilizada no Japão em crianças, conforme regulamentação local. A Bavarian Nordic ainda não se manifestou sobre a pré-qualificação da vacina.