O dever de casa, embora considerado um sacrifício por alguns, é visto como essencial na educação brasileira, especialmente na ausência de um modelo de escola integral. Especialistas afirmam que, em um sistema ideal, essas atividades seriam realizadas durante o horário escolar, mas, enquanto isso não se torna uma realidade para a maioria dos estudantes, é fundamental que as tarefas sejam significativas, estimulando o raciocínio crítico e a criatividade. Para que isso ocorra, o dever de casa deve ser cuidadosamente planejado, evitando repetitividade e decoreba, além de ser explicado previamente para que os alunos possam realizá-lo com autonomia e prazer.
Os educadores também destacam a importância da participação dos pais e da adequação do ambiente onde as crianças realizam as atividades. A diversidade socioeconômica do Brasil traz desafios adicionais, pois muitos alunos não recebem o apoio necessário em casa, o que pode acentuar desigualdades. Assim, é essencial que o dever de casa seja discutido nas reuniões escolares e que os professores considerem as condições de seus alunos ao designar tarefas, sempre buscando uma abordagem que promova hábitos de estudo e responsabilidade.
À medida que o modelo de escola integral avança, a relevância do dever de casa pode ser reconsiderada. Especialistas acreditam que, enquanto essa mudança não ocorre, as tarefas devem ser atribuídas de forma equilibrada, evitando sobrecargas. É fundamental que a lição de casa seja corrigida em sala, promovendo um ciclo de aprendizado efetivo. Assim, o desafio para educadores é ressignificar essa prática, transformando-a em uma oportunidade para desenvolver habilidades e estimular a curiosidade dos alunos, contribuindo para um aprendizado mais engajado e significativo.