A utilização da inteligência artificial (IA) na educação vai além de ferramentas como o ChatGPT, oferecendo diversas oportunidades para aprimorar o ensino. Uma pesquisa recente revelou que 74,8% dos professores veem a tecnologia como uma aliada, embora apenas 39,2% a utilizem regularmente em sala de aula. Essa discrepância sugere que, apesar do reconhecimento dos benefícios, a implementação da IA enfrenta desafios, como a necessidade de domínio da ferramenta e do conteúdo por parte dos educadores.
Especialistas destacam que a IA pode redefinir a forma como o conhecimento é acessado e compartilhado, incentivando a cooperação e a criatividade entre os alunos. No entanto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe, ainda depende da interação humana. Os professores devem atuar não apenas como transmissores de conhecimento, mas como facilitadores de diálogos e reflexões significativas.
Para que a tecnologia seja integrada de forma eficaz ao ensino, é crucial que o sistema educacional suporte essa transformação, repensando a formação docente e o currículo. Ferramentas de IA, quando utilizadas no contexto de troca entre alunos e professores, têm o potencial de enriquecer o aprendizado, permitindo uma personalização que se adapta às necessidades individuais dos estudantes, sem substituir a figura do educador.