O consumo de macarrão no Brasil apresentou um crescimento de 5,6% entre janeiro e agosto deste ano, alcançando 875.938 toneladas, em comparação com 829.294 toneladas no mesmo período de 2023. As regiões Norte e Nordeste se destacaram, com 261.149 toneladas vendidas, sendo a massa comum a mais consumida nessas áreas, representando 40,29% do faturamento. Na região Sudeste, a metropolitana de São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos liderando esse segmento, enquanto no Centro-Oeste o consumo foi de 59.397 toneladas. No Sul, 148.486,6 toneladas foram consumidas, destacando-se o macarrão instantâneo.
O macarrão, um alimento versátil e amplamente aceito entre os brasileiros, foi reconhecido oficialmente como parte importante da alimentação nacional com a instituição do Dia Mundial do Macarrão, há dez anos, por iniciativa do governo. Segundo Claudio Zanão, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), essa celebração ressalta o valor nutricional e o preço acessível do macarrão, que o torna uma escolha frequente nas refeições.
A demanda por opções mais saudáveis tem impulsionado a inovação na indústria de massas, levando ao desenvolvimento de produtos como massas sem glúten, integrais e ricas em proteínas, que estão se tornando mais comuns nos supermercados. Os consumidores estão cada vez mais conscientes de suas escolhas alimentares, o que resulta em investimentos por parte da indústria para atender essa nova demanda, equilibrando sabor e benefícios nutricionais.