No primeiro semestre de 2024, o setor de turismo no Brasil teve um crescimento significativo, alcançando o melhor resultado desde 2019. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o faturamento foi de R$ 95,3 bilhões, representando um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela locação de meios de transporte, que subiu 11%, e também por aumentos na hospedagem e nas atividades culturais, recreativas e esportivas, que tiveram altas de 6,7% e 3,9%, respectivamente.
O bom desempenho do setor também foi impulsionado pelo transporte aquaviário e aéreo, que apresentaram aumentos de 2,5% e 1,2%, respectivamente. No entanto, alguns segmentos enfrentaram desafios, com o transporte rodoviário de passageiros e as agências operadoras de turismo registrando quedas de 9,1% e 1,4%, respectivamente. Apesar dessas quedas, o setor como um todo conseguiu recuperar os níveis anteriores à pandemia de Covid-19.
Para os próximos meses, a Fecomércio prevê uma estabilização ou aumento mais modesto nos números, considerados normais após a recuperação. O retorno à normalidade sinaliza uma fase de estabilidade para o turismo nacional, que finalmente se ajustou aos patamares pré-pandemia.