O Governo de Santa Catarina efetuou, nesta quinta-feira, 19, a transferência de 30 detentos para o estado do Rio Grande do Sul. Esses presos não possuem processos em Santa Catarina e estavam detidos no estado devido a mandados de prisão em aberto. Essa ação visa aliviar a sobrecarga no sistema prisional catarinense, que enfrenta desafios significativos de superlotação.
Desde o início do ano, mais de 700 detentos já foram transferidos para seus estados de origem. O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa destacou que essas transferências são uma estratégia importante para a gestão prisional e o cumprimento de normas legais. A medida também é parte de um esforço contínuo para garantir a justiça e a eficiência no sistema.
Além dos benefícios na gestão dos detentos, a transferência contribui para a economia dos cofres públicos, conforme explicado por um representante da Polícia Penal de Santa Catarina. Ao reduzir o número de detentos no estado, o governo espera melhorar as condições gerais das instituições prisionais e otimizar os recursos disponíveis.