Nesta terça-feira (3), a Polícia Federal prendeu cinco pessoas e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão na Operação Taurus Aureus, visando o combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami. A operação, que se concentra em Roraima e Rondônia, tem o objetivo de desarticular a logística e o financiamento das organizações criminosas envolvidas na exploração ilegal das terras indígenas na região Norte do Brasil.
Além das prisões, a Justiça atendeu aos pedidos da Polícia Federal para a apreensão de veículos e uma fazenda do grupo investigado. Essas ações são parte de uma estratégia maior para reparar os danos ambientais causados pela atividade de garimpo ilegal e enfraquecer financeiramente as organizações responsáveis.
A Operação Taurus Aureus está alinhada com a Operação Libertação, lançada em fevereiro de 2023, sob a liderança do então ministro da Justiça, Flávio Dino. Esta operação permanente busca desintrusar invasores da Terra Indígena Yanomami e reduzir o impacto das atividades ilegais na região.