Na noite de quinta-feira (26), uma candidata a vereadora de São Paulo foi alvo de uma tentativa de homicídio enquanto estava dentro de seu veículo. De acordo com relatos, a candidata transitava pela Rodovia Presidente Dutra, quando um homem simulou uma colisão para forçá-la a parar. Assim que ela e seu assessor saíram do carro, o suspeito disparou contra eles e fugiu do local.
A Secretaria da Segurança Pública confirmou a ocorrência e informou que, felizmente, a candidata e seu assessor não sofreram ferimentos. O caso foi registrado como tentativa de homicídio no 73° Distrito Policial e a polícia está realizando diligências para identificar o autor dos disparos. A situação destaca um problema crescente de violência política no Brasil, especialmente durante períodos eleitorais.
Estudos recentes indicam que a violência política tem se intensificado, com um aumento significativo de casos documentados em 2024. De janeiro a março, foram registrados 59 casos de violência política no país, o número mais baixo desde 2019, mas com um aumento para 128 casos no segundo trimestre, sendo São Paulo um dos estados com maior incidência. A situação levanta preocupações sobre a segurança de líderes políticos e a integridade do processo eleitoral no Brasil.