Mais de 74% dos brasileiros acreditam que a crescente tensão no Oriente Médio pode resultar em um conflito armado entre Israel e outros países da região, segundo pesquisa divulgada pela AtlasIntel. O estudo revela que 74,8% dos entrevistados veem a possibilidade de uma escalada do conflito, enquanto apenas 6,7% acreditam que isso não ocorrerá. O aumento dessas preocupações está relacionado aos recentes ataques aéreos de Israel contra o Hezbollah, intensificados após o início da guerra na Faixa de Gaza.
A pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de setembro de 2024, envolvendo 1.608 pessoas em todo o Brasil. Os resultados mostram uma divisão demográfica, com 55,4% dos entrevistados sendo homens e 44,6% mulheres. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O Hezbollah, que recebe apoio do Irã, tem sido alvo dos bombardeios israelenses, que já resultaram em um número significativo de vítimas, levando muitos a buscar refúgio em abrigos.
A situação humanitária no Líbano e em Israel se deteriora à medida que os ataques continuam, com milhares de civis deslocados e a possibilidade de uma incursão terrestre sendo considerada. O governo brasileiro também expressou sua preocupação com a situação, com a morte de adolescentes brasileiros nos ataques e a avaliação de uma missão de resgate.