A recente derrota nos pênaltis para o Botafogo resultou na eliminação do São Paulo da Libertadores e sinaliza uma crise significativa na equipe sob a direção de Luis Zubeldía. Desde sua chegada em abril, o treinador acumulou um aproveitamento de 58%, mas a equipe sofreu uma queda acentuada, sendo eliminada da Copa do Brasil e da competição continental em um intervalo de apenas 12 dias. Nos últimos sete jogos, o tricolor paulista conquistou apenas uma vitória, destacando a necessidade de ajustes imediatos no desempenho do time.
O desempenho do São Paulo em casa, que costuma ser um fator favorável, será comprometido nos próximos 48 dias devido à indisponibilidade do MorumBí para jogos, já que o estádio receberá shows de Bruno Mars. Os compromissos da equipe serão transferidos para Brasília, onde enfrentarão rivais como Corinthians e Vasco, o que pode impactar negativamente a moral do time, acostumado a contar com o apoio da torcida em seu estádio.
Atualmente, o São Paulo ocupa a 5ª posição no Campeonato Brasileiro, com 44 pontos, perseguindo o Flamengo que lidera o G-4. No entanto, o time terá que concentrar suas energias exclusivamente na liga nacional, uma vez que seus concorrentes diretos, como Bahia e Internacional, não estão envolvidos em outras competições, o que pode tornar a corrida por uma vaga na próxima Copa Libertadores ainda mais acirrada.