A candidata à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, propôs novas abordagens para melhorar o transporte público nas periferias da cidade. Em sua visão, a disponibilização de ônibus nem sempre é a solução mais eficaz, sugerindo que a Prefeitura subsidie viagens de transporte por aplicativo, como Uber, em áreas onde a demanda não justifica a operação de ônibus regulares. Essa alternativa visa atender as necessidades dos passageiros, proporcionando maior eficiência no uso de recursos públicos.
Outra proposta de Marina envolve a redução do preço da passagem de ônibus fora dos horários de pico. Ela acredita que essa estratégia pode incentivar o uso do transporte coletivo em momentos menos movimentados, resultando em um trânsito mais fluido e menos superlotação nos ônibus durante os horários de maior demanda. Com isso, a candidata argumenta que seria possível reduzir a frota necessária, otimizando custos operacionais.
Além disso, a candidata pretende expandir os corredores de ônibus e motos, conhecidos como faixa azul, na cidade. Ela sugere que, em áreas onde não é viável criar corredores exclusivos para motos, as faixas de ônibus possam ser utilizadas para esse fim, promovendo uma maior integração entre os diferentes modais de transporte e melhorando a mobilidade urbana.