Diretores de escolas do estado do Rio de Janeiro serão premiados por suas iniciativas bem-sucedidas na redução da evasão escolar no ensino médio. O Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio, anunciado em 18 de setembro, contempla 66 instituições com os maiores índices de diminuição na taxa de abandono entre 2023 e 2024. Em caso de empate, a decisão será baseada na escola com o menor índice absoluto de evasão.
A premiação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Firjan SESI, e os vencedores receberão prêmios como programas de imersão internacional e materiais didáticos para melhorar a aprendizagem. O Prêmio Ouro será concedido a 14 escolas, enquanto 52 receberão o Prêmio Prata, que envolve uma imersão nacional para os gestores escolares. A entrega dos prêmios ocorrerá no segundo semestre de 2025.
O ensino médio enfrenta desafios significativos, com altas taxas de repetência (3,9%) e evasão (5,9%). Um estudo da Firjan SESI e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) destaca que cerca de meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam a escola anualmente, reforçando a necessidade de ações efetivas para combater essa realidade.