Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Federal iniciou uma operação direcionada ao prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota, do partido Republicanos. O político, que busca reeleição, é investigado por supostos crimes eleitorais e infrações ao Estatuto do Desarmamento. A ação foi desencadeada após denúncias de que Mota utilizou um lança-chamas durante sua campanha eleitoral, colocando em risco a segurança pública.
O uso do equipamento incendiário foi considerado uma ameaça grave, com potencial para causar incêndios e danos físicos a pessoas e propriedades. Além disso, a ação pode violar uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe a utilização de itens que perturbem a ordem pública, como fogos de artifício e outros sinais acústicos.
A operação envolveu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, incluindo um na capital Fortaleza e três em Baturité. A Polícia Federal apreendeu artefatos e equipamentos relacionados ao uso ilegal do lança-chamas, que serão utilizados para fundamentar a investigação e a conclusão do inquérito. O prefeito Herberlh Mota ainda não se pronunciou sobre o caso.