Candidato do União Brasil subiu 5 pontos percentuais em um mês e assume a dianteira na corrida pela prefeitura de Goiânia; Mabel lidera todos os levantamentos divulgados durante a semana
Sandro Mabel (União Brasil) lidera a nova rodada da pesquisa Serpes, contratada pelo jornal O Popular, divulgada nesta sexta-feira (20/9). A duas semanas do primeiro turno, o candidato do União Brasil também aparece em primeiro na espontânea e em simulação de segundo turno. Os números do Serpes confirmam outros levantamentos divulgados durante a semana que sustentam o crescimento e liderança de Mabel.
Em primeiro lugar, Mabel tem 20,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada. A deputada Adriana Accorsi (PT) tem 20%. Em terceiro, em forte queda, Vanderlan Cardoso (PSD) marca 14,8% das intenções de voto. Outras pesquisas já mostraram a tendência de queda nas intenções de voto do senador. Nenhum dos demais candidatos ao Paço chega a dois dígitos no Serpes.
Na comparação com pesquisa divulgada pelo Serpes em 17 de agosto, Mabel cresceu 5 pontos percentuais para chegar à liderança – ele tinha 15,3% há um mês. No mesmo período, Adriana perdeu 2,8 pontos (tinha 22,8%) e Vanderlan caiu 6,3 pontos percentuais (era 21,1%).
Nesta rodada, Mabel tem 16,8% das intenções de voto na simulação espontânea. Adriana é lembrada por 16,5% e Vanderlan por 10,8%. Os indecisos são 37,1%. Na projeção de segundo turno entre os dois primeiros, Mabel supera a candidata do PT por 37,8% a 30,9%.
“Recebemos os números do Serpes com muito otimismo, mas também com muita humildade, porque sabemos que entramos agora na reta final da campanha e temos muito trabalho pela frente. Ficamos felizes que a população tem recebido bem e aprovado as nossas propostas para uma gestão inovadora e moderna, mas também com muita sensibilidade. Uma gestão, principalmente, que será voltada para as pessoas, para as nossas famílias de Goiânia”, afirmou Mabel.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também comentou as pesquisas eleitorais que tem destacado o crescimento de Mabel. Entretanto, acredita que o momento requer ainda mais intensidade na campanha. “É o momento de trabalhar cada vez mais. Temos de chegar a esse final da eleição com todo o respeito ao processo democrático e escutando aquilo que a população deseja”, frisou. O governador participará neste sábado (21) de mais uma agenda de campanha de Mabel, com carreata na região Sudoeste na capital.
Liderança geral
A pesquisa Serpes encerra uma semana de ótimas notícias para o candidato do União Brasil. Mabel lidera todos os levantamentos divulgados sobre a sucessão em Goiânia. Na pesquisa Quaest, contratada pela TV Anhanguera, Mabel marca 24% das intenções de voto contra 22% de Adriana e 15% de Vanderlan.
No levantamento divulgado pelo Opção Pesquisas, do jornal Opção, Mabel tem 25,7% das intenções de voto na estimulada. Adriana fica com 22,4% e Vanderlan 20,3%.
A pesquisa Serpes entrevistou 601 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-08917/2024.