Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel e divulgada na edição deste sábado (28) do GPS revelou que 49,3% dos brasileiros discordam da posição do governo brasileiro de condenar os ataques aéreos de Israel no Líbano. Enquanto 42,1% apoiam a postura oficial, 8,6% não souberam responder. O Itamaraty expressou forte condenação à ofensiva israelense, que tem como alvo supostos integrantes do Hezbollah, e confirmou a morte de dois adolescentes brasileiros nos ataques.
A intensificação das hostilidades no Líbano resultou em centenas de mortos, conforme dados de autoridades locais, e provocou o deslocamento de milhares de pessoas. A situação se agrava desde que o conflito entre Israel e o Hezbollah se intensificou, com ataques aéreos significativos e um aumento na violência, incluindo um dia com mais de 500 vítimas fatais, o que foi considerado o mais letal desde a guerra de 2006.
Além das condenações, o governo brasileiro considera a possibilidade de uma missão de resgate para apoiar os cidadãos brasileiros no Líbano. A pesquisa, que ouviu 1.608 pessoas entre 24 e 26 de setembro de 2024, revelou também um equilíbrio na amostra, com 55,4% de homens e 44,6% de mulheres, e apresentou um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.