Pelo menos 12 pessoas morreram após um barco de imigrantes virar na costa de Cap Gris-Nez, no norte da França, nesta terça-feira. O barco transportava quase 70 pessoas, de acordo com o prefeito de Boulogne-sur-Mer, Frédéric Cuvillier, embora o número exato ainda não esteja claro. As equipes de emergência conseguiram resgatar 65 pessoas, algumas das quais estavam em estado crítico e precisavam de cuidados médicos urgentes.
A operação de busca e resgate contou com três helicópteros, dois barcos de pesca e dois barcos adicionais. O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, visitará o local ainda nesta terça-feira. As travessias perigosas através do Canal da Mancha têm aumentado nos últimos anos, com pequenos barcos frequentemente utilizados por grandes grupos de imigrantes em busca de asilo no Reino Unido.
Este incidente é o mais recente de uma série de tragédias no Canal da Mancha. Em agosto do ano passado, um naufrágio semelhante resultou na morte de seis pessoas. A situação dos imigrantes tem sido um desafio significativo para as autoridades francesas, tanto para o governo conservador anterior quanto para a nova administração trabalhista.