Em outubro, algumas regiões do Brasil, especialmente o Centro-Oeste, deverão experimentar um clima mais fresco, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O boletim divulgado na quarta-feira (25/9) destaca cidades como Goiânia, Jataí, Mineiros, São Simão e Rio Verde como prováveis alvos das chuvas que virão devido à passagem de uma massa de ar frio, que também pode causar rajadas de vento.
Além do Centro-Oeste, a previsão indica que a Região Sul e os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais terão um retorno gradual das chuvas a partir da próxima semana. O Inmet também observa que o sudoeste do Amazonas e do Pará, assim como o norte de Rondônia, devem registrar precipitações acima da média climatológica, contribuindo para uma melhoria nas condições hídricas da região.
Por outro lado, em grande parte do Nordeste, no norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Pará, as chuvas estão previstas para ficar próximas ou abaixo da média, segundo o instituto. Essas informações ressaltam a diversidade climática do país e a importância de monitorar as condições meteorológicas para o planejamento agrícola e a gestão de recursos hídricos.