A partir de hoje, 30 de setembro, as operadoras de telefonia móvel que atuam em 189 municípios brasileiros poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações para a oferta de internet 5G. Essa expansão do serviço foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz. Com essa nova etapa, 23 unidades da federação têm a possibilidade de universalizar a oferta do serviço 5G standalone, atingindo até 96% da população em 5.191 municípios.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, expressou otimismo quanto à ampliação da conectividade, destacando a expectativa de que as operadoras cheguem a esses locais remotos com a nova tecnologia. Embora o tempo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço dependa do planejamento das operadoras, a expectativa é que a universalização do 5G aconteça antes de 2029, prazo estabelecido para que o serviço esteja disponível em todos os 5.570 municípios do Brasil.
Além das novidades em conectividade, os usuários de TV aberta que recebem transmissões via antena parabólica devem se adaptar para evitar interferências com o novo sinal 5G. Aqueles que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar gratuitamente um kit de adaptação através do Programa Siga Antenado, facilitando a transição para o novo sistema sem prejuízos nas transmissões.