A Oi anunciou a venda de sua operação de banda larga, a Oi Fibra, para a V.tal, elevando sua participação na empresa de 17% para 27,5%. A proposta de aquisição foi de R$ 5,68 bilhões, envolvendo pagamentos em ações da V.tal, créditos a receber e debêntures, sem a utilização de dinheiro vivo. A V.tal, que pertence a fundos do BTG Pactual, foi formada a partir da transferência das redes de fibra ótica da Oi.
A venda da Oi Fibra faz parte do plano de recuperação judicial da Oi, que visa reestruturar suas operações. Após a proposta, os credores terão um período de 10 dias para avaliar o acordo, que também precisará da aprovação de órgãos reguladores como Anatel e Cade. O fechamento da transação está previsto para 31 de dezembro de 2024.
Com 4,3 milhões de clientes de internet fixa em 296 cidades, a Oi Fibra gerou uma receita de R$ 1,094 bilhão no segundo trimestre deste ano. O presidente da Oi, Mateus Bandeira, destacou que a venda é um passo importante na recuperação da empresa, que continuará a operar no segmento de tecnologia da informação para empresas, mesmo após a saída do mercado de banda larga.