Cilair Rodrigues de Abreu, atual secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi nomeado secretário-executivo interino do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ele assumirá simultaneamente ambas as funções, sem prejuízo das atribuições no Ministério da Gestão. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também ocupa o cargo interinamente no MDHC, após a demissão de Silvio Almeida.
A troca de cargos ocorreu após denúncias que levaram à saída de Silvio Almeida do MDHC. Rita Cristina de Oliveira, que era secretária-executiva do ministério, também pediu demissão após a destituição de Almeida. A situação criou uma vacância nos cargos, levando à necessidade de uma solução provisória para a administração do ministério.
Cilair Rodrigues possui uma vasta experiência no setor público, tendo ocupado diversos cargos importantes, incluindo o de secretário-adjunto de Orçamento Federal e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração. A nomeação de Dweck e Rodrigues como interinos visa garantir a continuidade das funções até que novos titulares sejam oficialmente designados.