O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, registrou a participação de apenas 970 mil dos mais de 2,1 milhões de inscritos nas provas realizadas em 18 de agosto. Com 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos públicos, o CNU traz uma nova abordagem na seleção de servidores, centralizando os concursos em uma única prova. O cargo menos disputado é o de Tecnologista no Ministério da Agricultura, com 581 candidatos concorrendo a 40 vagas, totalizando 14,5 candidatos por vaga.
As funções menos concorridas do CNU abrangem áreas como Meteorologia, Engenharia de Agrimensura e Antropologia, com oportunidades que atraem menos candidatos em relação a outras áreas. O segundo cargo menos disputado é o de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no INCRA, onde 1,2 mil candidatos disputam 75 vagas, totalizando 16,6 candidatos por vaga. Por outro lado, a função de Analista de Infraestrutura no Ministério da Gestão apresenta uma concorrência maior, com 66,6 candidatos por vaga.
O cronograma do CNU prevê a divulgação das notas para 8 de outubro, quando os candidatos poderão enviar títulos para cargos que exigem essa etapa. A lista final de aprovados deve ser divulgada em 21 de novembro, e as convocações para posse estão previstas para começar em janeiro de 2025. Esta primeira edição do concurso visa aprimorar a seleção de profissionais para o serviço público, utilizando um modelo inovador e antifraude, com 36 versões das provas distribuídas entre diversas áreas.