A Newave Energia anunciou a construção da maior usina solar de Goiás, localizada em Barro Alto, com investimentos que superam R$ 1,3 bilhão. O projeto, que deverá gerar cerca de 1.500 empregos diretos durante a sua construção, foi discutido em reunião com o governador do estado. A usina contará com 731 mil painéis solares distribuídos em uma área de aproximadamente 800 hectares e, ao entrar em operação no início de 2026, aumentará em 22% a capacidade de geração de energia solar no estado.
A unidade terá uma capacidade de 452 megawatt-pico (MWp), suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 365 mil habitantes. Os recursos para o projeto vêm de capital próprio e de financiamentos através da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A iniciativa é parte de um movimento mais amplo que busca diversificar as fontes de energia no Brasil, reduzindo a dependência de energias fósseis e hidroelétricas.
Além de contribuir para o fornecimento de energia renovável, parte da produção será destinada às unidades de produção de aço da Gerdau, que estão passando por um processo de descarbonização. O restante da energia gerada será comercializado no mercado livre, permitindo que consumidores escolham seus fornecedores e estabeleçam contratos que atendam suas necessidades específicas. Essa nova usina reflete a potencialidade de Goiás como um polo de energias renováveis e sustentáveis.