A Nasa e a SpaceX estão programadas para lançar a missão Crew-9 neste sábado (28), que trará de volta à Terra dois astronautas que permanecem na Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula Crew Dragon decolarão com apenas dois tripulantes a bordo, em vez dos quatro inicialmente planejados, para acomodar Suni Williams e Butch Wilmore, que foram enviados à ISS em uma missão que deveria durar apenas oito dias, mas se estendeu devido a falhas na cápsula Starliner da Boeing.
O lançamento está agendado para as 18h23, horário de Brasília, e a Crew Dragon permanecerá acoplada à ISS até seu retorno previsto em fevereiro de 2025. A Nasa decidiu excluir dois outros tripulantes da missão, priorizando a segurança após a constatação de problemas nos sistemas de propulsão da Starliner, que levaram a uma série de atrasos e incertezas quanto à sua capacidade de retornar astronautas em segurança.
A Starliner já realizou um voo não tripulado que culminou com seu retorno em 7 de setembro, e a decisão de não enviar tripulação nessa missão foi tomada com foco na segurança. A Boeing tem enfrentado desafios em seus projetos espaciais, assim como em sua linha de aviões comerciais, e a colaboração com a SpaceX reflete uma nova direção para garantir a segurança e eficácia das operações espaciais da Nasa.