O movimento Mulheres Inspiradoras concluiu sua primeira edição em Manaus, reunindo cerca de 30 lideranças femininas para discutir temas como gênero e o papel das mulheres no desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento, que começou na quarta-feira (25) e incluiu palestras e sessões de mentoria, buscou fortalecer a rede de mulheres líderes na região e promover a visibilidade e o empoderamento feminino em um contexto onde as vozes masculinas predominam há séculos.
Durante o evento, foram abordados temas relevantes, como sustentabilidade e a contribuição das empresas para um futuro melhor, especialmente em um momento crítico para as questões ambientais que afetam a Amazônia. As participantes tiveram a oportunidade de observar os impactos da seca no Rio Negro, enfatizando a urgência das discussões sobre o papel das mulheres no enfrentamento dos desafios socioeconômicos da região.
A plataforma Mulheres Inspiradoras é um movimento pioneiro na América Latina, que visa promover a liderança feminina por meio de encontros que favorecem a troca de experiências e o networking entre suas mais de mil membros. Com parcerias de destaque, a iniciativa é reconhecida por sua contribuição à visibilidade das mulheres em posições de liderança, destacando a importância de apoiar umas às outras para gerar impactos positivos nas comunidades e no ambiente de negócios.