O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), lançou a primeira versão em português do manual “Viver a Vida – Guia de Implementação para a Prevenção do Suicídio”. Este documento, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa orientar países a desenvolverem estratégias eficazes de prevenção do suicídio, destacando a importância de políticas de saúde mental e a redução do consumo de álcool. A versão em português é uma tradução do guia original em inglês, lançado em 2021, e já está disponível em outros idiomas, como espanhol e chinês.
O guia apresenta iniciativas bem-sucedidas de diversos países na redução das taxas de suicídio, como a inclusão de pessoas com experiência direta e a integração da prevenção do suicídio nas políticas de saúde mental. Também propõe quatro intervenções essenciais, como restringir o acesso aos meios de suicídio e promover a interação responsável com a mídia. Além disso, destaca seis pilares para a implementação de políticas de prevenção, que incluem análise da situação, capacitação de profissionais e financiamento adequado.
Os dados da OMS revelam que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, com alta incidência em países de baixa e média renda. No Brasil, os números são alarmantes, especialmente entre adolescentes. O governo brasileiro se comprometeu a reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como o suicídio, até 2030. Durante o mês de setembro, dedicado à prevenção do suicídio, o Ministério da Saúde reforça a importância de reconhecer sinais de alerta e buscar ajuda, destacando canais de apoio disponíveis, como o Centro de Valorização da Vida.