Proposta endossada pelo governador Ronaldo Caiado visa centralizar chamados das forças de salvamento para casos de urgência; além de criar novos postos para posicionar equipes de forma estratégica. Reestruturação também contemplará Defesa Civil
Sandro Mabel (União Brasil) propõe a integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros para conferir mais agilidade e eficácia nos atendimentos de urgência e emergência. A reestruturação foi anunciada, ao lado do governador Ronaldo Caiado, durante encontro com a presença de cerca de 150 bombeiros militares e apoiadores, nesta terça-feira (17/09). A proposta também deve ser replicada na Defesa Civil.
Mabel defende que a gestão dos atendimentos de acidentes de trânsito, por exemplo, seja compartilhada entre as duas entidades. “Não faz sentido ser separado. Em alguns casos, os dois atendimentos são acionados, o que incorre em duas ambulâncias deslocadas para uma mesma ocorrência”, defendeu. “A forma como está hoje prejudica a agilidade no atendimento de outros casos, que sempre são graves”, alertou.
O candidato também quer suporte da Defesa Civil Estadual, que é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, para o órgão responsável pelas mesmas ações no município, hoje ligado à Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Se podemos juntar duas corporações fortes, que possuem estudos e levantamentos importantes, teremos condições de atuar melhor na prevenção de desastres. Além disso, teremos um alcance maior em casos de necessidade de ação após ocorrências”, comentou.
O governador Ronaldo Caiado validou as ideias apresentadas e consignou apoio. “Fui buscar o Mabel porque sei que ele tem boas ideias, sabe fazer gestão. Não tenho dúvidas de que ele vai fazer uma administração excelente”, enalteceu. Caiado, que também é presidente do diretório estadual do União Brasil, ainda disse que o governo estadual vai atuar dentro do necessário para que estes projetos sejam executados.
Ampliação
Sandro Mabel também pretende ampliar o número de postos de atendimento do Corpo de Bombeiros. Segundo o candidato, em parceria com empresários, serão instaladas novas estruturas em diferentes regiões da cidade para posicionamento estratégico de equipes. “A ideia, já conversada com o comando-geral da Corporação, é que tenham pelo menos sete unidades em cada área administrativa de Goiânia”, explicou ao frisar que a ação possibilita “maior chance de sobrevivência para o traumatizado“.
O intuito é salvar vidas com a diminuição do tempo de percurso até as ocorrências. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Washington Luiz Vaz Júnior, em diálogo com Mabel, empenhou esforços para viabilizar o projeto na capital. “Quem ganha é a população. Nossa corporação está disponível para a parceria e disposta a entrar neste projeto”, acrescentou.