O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou, nesta terça-feira (3), o encarregado de negócios da Venezuela em Roma para expressar seu protesto contra o mandado de prisão emitido contra Edmundo González, opositor que desafiou Nicolás Maduro nas últimas eleições presidenciais da Venezuela. A Itália manifestou sua condenação ao mandado e reforçou a demanda por uma divulgação completa dos resultados das eleições realizadas em 28 de julho.
Durante a reunião, as autoridades italianas também solicitaram a liberação de presos políticos na Venezuela, com especial atenção para aqueles que possuem passaporte italiano. A Itália tem uma significativa comunidade italiana na Venezuela, com cerca de 160 mil cidadãos registrados, muitos dos quais com dupla cidadania.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Itália expressou preocupação com a segurança de Edmundo González, que, segundo seu advogado, está se movendo de casa em casa para evitar a prisão. A situação gerou uma reação internacional, com os EUA também emitindo alertas contra o governo de Maduro.