Carlos Eduardo, conhecido como Chantilly Papai, faleceu em um incêndio florestal em Portugal, onde trabalhava para uma empresa de exploração florestal. Ele estava tentando recuperar máquinas da companhia quando foi encontrado carbonizado. A Guarda Nacional Republicana confirmou a tragédia e a nacionalidade do jovem, enquanto a polícia portuguesa investiga o incidente.
Os incêndios florestais continuam a se alastrar, com cerca de 100 focos ativos em várias regiões do país. Mais de 5.300 brigadistas, acompanhados por mil veículos e 34 helicópteros, estão envolvidos no combate às chamas, que têm afetado principalmente o distrito de Aveiro. Desde o início da crise, já foram devastados mais de 62 mil hectares de mata nativa.
Além das tragédias locais, um relatório aponta que mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor intenso, destacando a gravidade da situação climática. Os incêndios florestais, que já causaram a morte de três bombeiros, refletem os desafios enfrentados na proteção civil e na preservação ambiental em tempos de crise climática.