Na noite de sexta-feira (6), um incêndio de grandes proporções devastou uma loja e danificou dois prédios no Centro de Santarém, Pará. O fogo, que começou de forma discreta por volta das 18h na Travessa 15 de Agosto, intensificou-se e se tornou visível às 19h30. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram mobilizadas para controlar as chamas e prestar socorro às vítimas.
O incêndio causou a interrupção do desfile cívico na Avenida Tapajós e gerou uma nuvem de fumaça tóxica, que provocou sintomas respiratórios em mais de 30 pessoas. Estas foram atendidas e encaminhadas ao Pronto Socorro Municipal. Os bombeiros enfrentaram dificuldades devido ao grande número de curiosos no local, que dificultaram as operações de resgate e controle do incêndio.
Após cerca de quatro horas de intenso trabalho, as chamas foram finalmente controladas. A área foi isolada com cordas para garantir a segurança, e as causas do incêndio ainda serão investigadas pelas autoridades. A situação exigiu um esforço coletivo dos lojistas e voluntários, que ajudaram a proteger as mercadorias e minimizar os prejuízos.