Apesar da queda nas principais bolsas internacionais e das commodities, o Ibovespa Futuro começou a terça-feira (3) com uma leve alta. Os investidores locais reagiram positivamente aos números do PIB brasileiro para o segundo trimestre, que apresentou um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado e de 1,4% em comparação ao trimestre anterior. Esses resultados superaram as expectativas do consenso do mercado, que previa aumentos de 2,7% e 0,9%, respectivamente.
Enquanto isso, no cenário externo, o foco está na pesquisa do ISM sobre a manufatura e nos dados de emprego que serão divulgados na sexta-feira. Esses dados são cruciais para prever as próximas ações do Federal Reserve em relação à política de juros. Os operadores do mercado antecipam uma redução de pelo menos 0,5 ponto percentual nas taxas de juros pelo Fed ainda este ano, com cortes esperados em três reuniões.
No mercado de commodities, o petróleo enfrenta fortes perdas devido a preocupações com a desaceleração da economia chinesa e o impacto de bloqueios na Líbia. Os contratos futuros de minério de ferro na Bolsa de Dalian sofreram a maior queda diária em quase dois anos, com uma perda de 4,74%. Nos mercados asiáticos, a maioria fechou em baixa, refletindo os dados de inflação da Coreia do Sul, que caíram para o menor nível anual desde março de 2021.