Um homem foi detido após ser flagrado ateando fogo na vegetação de uma propriedade privada na zona rural de Novo Progresso, no Pará, nesta segunda-feira (2). A prisão é parte da 39ª fase da Operação Curupira, que visa combater o desmatamento no estado desde março de 2023. O indivíduo, que trabalha na fazenda onde ocorreu o incêndio, foi autuado em flagrante por violar o Artigo 41 da Lei nº 9.605/1998, sobre crimes ambientais, e também foi multado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
A Polícia Civil de Novo Progresso informou que o homem recebeu fiança – cujo valor não foi revelado – e responderá pelo crime em liberdade. As investigações seguem para identificar o proprietário da área afetada e possíveis ordens relacionadas ao ato ilícito. A Operação Curupira continua suas ações integradas para reduzir o desmatamento no Pará, monitorando e punindo tanto os executores quanto os responsáveis por tais crimes.
Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, destacou a eficácia das ações da operação. Ele ressaltou que a operação tem alcançado resultados positivos na redução do desmatamento, com equipes dedicadas a identificar e agir contra práticas ilícitas em várias regiões do estado.